quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Paganismo

Paganismo, é um termo usado para se referir a várias religiões não Judaico-cristãs. Alguns sustentam que o catolicismo romano tem suas raízes no paganismo, enquanto outros acreditam que o paganismo refere-se exclusivamente às religiões politeístas. Característico de tradições Pagãs é a ausência de proselitismo (tentativa de converter as pessoas) e a presença de uma mitologia que explica a prática religiosa.
Desde o século XX, os termos "pagão" ou "paganismo" tornaram-se amplamente utilizados como uma auto-designação por adeptos do neopaganismo. Como tal, vários estudiosos modernos têm começado a aplicar o termo de três grupos distintos de crenças: Politeísmo Histórico (como a mitologia celta e o paganismo nórdico), folk/étnica/religiões indígenas (como a Religião tradicional chinesa e as religiões tradicionais africanas) e o neopaganismo (como a wicca e o neopaganismo germânico).
Paleopaganismo
Incluem-se neste conceito as religiões do antigo Egipto, do mundo greco-romano da Antiguidade Clássica, a antiga religião dos celtas (Druidismo), a religião Norse ou mitologia nórdica, Mitraísmo, bem como as religiões das populações Nativo-americanos, como a religião Asteca, etc.
Cultura
- Paleolítica: forte ligação à terra, à Natureza, tida como sagrada e viva.
- Devido à sua origem matriarca, há um sentimento de mutualidade entre todos os membros da comunidade, ligados por laços de parentesco a uma ancestral comum.
- Esse sentimento de ancestralidade é partilhado também com a Natureza e particularmente com os seres vivos, levando a um fundamental respeito a todas as formas de vida e existência.
Por isso, a cultura Pagã tem uma relação mágica com a Natureza.
- Noção cíclica do tempo, a partir da ciclicidade dos fenómenos naturais (estações do ano, lunação, movimentos do sol, etc).
- Desenvolvimento de uma medicina natural, baseada nas qualidades curativas das ervas, e xamânica, baseada no poder fértil da Natureza e na relação mágica com a realidade.
- Muitos elementos da cultura e do folclore europeu moderno são originários entre crenças e práticas pagãs.
- A ausência da noção de pecado, inferno e mal absoluto.
- A sacralidade da Terra também levou à ausência de templos.
- Deuses – antropomorfismo: As relações entre deuses e homens tendem a ser estreitadas.
- As festividades acontecem nos momentos de mudança e auge de ciclos naturais.
- Grande liberdade de culto: cada cidadão tem liberdade de cultuar dos Deuses em sua casa, da forma que desejarem. É uma religião doméstica. No entanto, os Grandes Festivais são sempre rituais comunitários.
- A sacralidade da Natureza torna as religiões pagãs em religiões de comunhão, ou seja, que não visam dominar a Natureza, mas harmonizar-se com ela. Por isso, também são religiões intuitivas e emocionais.
- O respeito aos ancestrais e o tradicionalismo.
- A perspectiva cíclica do tempo dá a certeza do eterno retorno, ou seja, os pagãos não acreditam em vida pós morte. O encontro com a Deidade se dá sempre na comunhão com a Natureza, e não no Outro Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário